YouTube video

Com a evolução das tecnologias a eletricidade se tornou parte fundamental na vida das pessoas, sendo necessário instalar eletrodutos para levar energia elétrica aos seus destinos. Porém, muitas vezes as tubulações de eletricidade devem passar por locais com diversas curvas, o que nos leva a se perguntar: Quantas curvas pode ter em um trecho de eletroduto?

A resposta é: depende. O número de curvas que um eletroduto pode ter depende de diversos fatores, como a idade do material, a tensão elétrica que está sendo transportada, a espessura do tubo, entre outros. A lei brasileira n° 14.112/13, que regulamenta a instalação de eletrodutos, estabelece que o número máximo de curvas permitidas em uma tubulação é de três. No entanto, se o trecho envolver curvas muito fechadas e a tensão for muito alta, é recomendado que se usem tubulações especiais com curvas especiais, que permitam a passagem da corrente elétrica sem problemas.

Além disso, é importante lembrar que, independentemente da quantidade de curvas, todos os eletrodutos devem ser instalados seguindo as normas de segurança. Seguir as recomendações de instalação e manter os equipamentos em boas condições são as melhores formas de assegurar a segurança de qualquer instalação elétrica.